topo
linha2


Fotogaleria
 

» Home » Eventos » Sociais » O Halloween foi bem festejado

 

O Halloween foi bem festejado

Textos e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

Decorações de Halloween espalhadas pelos Clubes visitados

Sábado passado (dia 20) foi noite de folia, para os mais pequenos e não só, celebrando a tradicional festa do Halloween, ou o "Dia das Bruxas", como é conhecido entre nós.

"The Portuguese Constroction Pork Chops" na Casa das Beiras

Não há uma explicação com argumentos fortes sobre este ritual pagão que, segundo parece, remonta das tradições dos povos da Gália que habitavam as regiões  hoje conhecidas por Irlanda e Reino Unido, os celtas, que posteriormente se misturaram com os romanos que tinham invadido aqueles territórios por volta do ano 46 antes de Cristo.

Grupo de mascarados na Casa dos Açores

Segundo os Celtas era uma festa em que os espíritos dos mortos voltavam para visitar os familiares e os lugares onde habitavam em vida. Também, segundo aquele povo o lugar dos mortos era de felicidade, sem fome ou dor. O calendário celta na Irlanda era celebrado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro. Os emigrantes vindos da Irlanda e que se fixaram na América, na região da Nova Inglaterra, em meados do século XIX, aqui introduziram estas festividades que se vem espalhando, desde então, por todo o território dos Estados Unidos e Canadá, embora haja indicações de ser já festejada pelos pioneiros e colonos nos meados do seculo XVIII.

A Presidente Lucilia Simas com outros mascarados na CAO

É assim, pelo fim do mês de Outubro habitual festejar-se o Halloween, originalmente chamado All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een". São às centenas as festas pelas cidades e vilas, nos clubes locais, restaurantes e até nas casas particulares. Nessa noite trajam-se roupas, fantasias e máscaras onde predomina aquelas sanguinosos ou mais horríveis e assustadoras como os zumbis (mortos que andam), esqueletos, fantasmas, bruxas, Frankensteins, vampiros ou chamados sanguívoros, caixões,  machados, membros decepados e muitos outros de se ficar arrepiado.

Matthew Correia com uma simpática hospedeira

Milhares de crianças, fantasiadas, acompanhadas pelos pais ou outros familiares calcorreiam, ao anoitecer, as ruas batendo às portas para dizer: "Trick or treat" e desta forma receberem as tão desejadas guloseimas.

Na Casa das Beiras, dezenhas de mascarados

Na nossa comunidade todos os anos se festeja esta tradição com muitos dos nossos clubes e associações com programas que além da boa musica para se dançar é, normalmente, oportunidade para se realizarem concursos de costumes, ou disfarces, e máscaras.

Mais fotos dos fantasiados na CAO

Fomos para a rua, antes das 20 horas, com a nossa máquina, sem rolos, obviamente, pois é digital, e iniciamos a nossa "peregrinação" que só terminou bem dentro da madrugada.

O vencedor fantasiado na categoria "Adultos", com Salomé Gonçalves, da Casa da Madeira

A nossa primeira visita foi ao Sport Club Angrense onde se jantava e dançava boa musica ao som do DJ Martins, nos intervalos possivelmente para fins digestivos e a muito custo lá convencemos um "grupinho" a parar, por uns poucos minutos no exercício de degustação, e sorrirem para a nossa câmara. Depois apeamo-nos na Casa dos Açores do Ontário, onde três dos nosso clubes, o Amor da Pátria, o Sport Club Lusitânia de Toronto e a já mencionada Casa dos Açores, para solicitar à presidente Lucília Simas, para pararem um bocadinho no exercício de mastigação dum saboroso jantar para juntar um grupo de fantasiados e mascarados. A música começou por "administração" do DJ Nova Moda e começou, então, nesse momento, o período de entretenimento. Foi-nos dito haver, pelo meio da noite, a realização dum concurso de fantasias.

Entrada de mascarados na Casa dos Açores

Seguimos para a Casa das Beiras que estava completamente lotada e aí assistimos à dança com dezenas de pares, mascarados e não, redopiando na pista de dança. Foi difícil agrupar todos os mascarados que ou estavam espalhados pelo salão ou não queriam parar de dançar animada pelo 5 Star Productions e pelo artista Gilberto Amaral vindo dos EUA e por um grupo de 3 elementos trajando de trabalhadores da construção civil denominados "The Portuguese Pork Chop" que deram, ao som da música, uma demonstração (hilariante) de vários exercícios de dança na construção. No fim lá conseguimos alguns para a foto da praxe e saímos com destino para a Casa da Madeira.

Alguns dos mascarados no Angrense

Aqui fomos recebidos pelo presidente, o Salomé Gonçalves, que nos informou estar a iniciar o concurso de fantasias com três categorias: crianças até aos 12 anos de idade, dos 12 aos 19 anos e dos adultos tendo sido uma "Princesa" a vencedora na categoria das crianças; uma "Miss" e uma "Rainha" até aos 19 anos e nos adultos um "Hippie" e um "Zumbi" os vencedores. Lá deixamos aquela simpática e divertida gente a dançar ao som do DJ Zip-Zip e seguimos para a Casa do Alentejo onde a festa ainda "bulia" com dança ao som do conjunto "Tabu".

Os concorrentes para os melhores mascarados

Já lá para a uma da manhã paramos e fomos para casa carregar as "baterias" que estavam quase "secas" pois tínhamos, nesse domingo, mais outro evento para cobrir pelas 13 horas.

Na categoria de crianças, a princesa foi galarduada

Muito bom e gostamos das fantasias que vimos pelos nossos clubes onde, Superhomens, Cientistas loucos, Joaninhas, Touros bravos, Papas e Freiras, Robin dos Bosques, doutores (talvez de clinica geral), Espanta Pardais (ou Espantalhos), Donzelas dos anos 50 e 60, Scream, Jogadores de Baseball e Futebol, Marinheiros, Velhos com mais de 100 anos, Bruxas, Palhaços, Dráculas, Zumbis, Reis, Arautos, Falecidos, Espadachins, Piratas, Militares, Vagabundos, Índios, Super-Mários e tantos outros cuja lista seria um nunca mais acabar.   

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007